CARREGADOR BATERIA SIMPLES (CAPACITOR)

Uma das coisas mais tristes é estar pronto para sair e seu carro não liga. Dessa vez foi a bateria que me deixou na mão e sem nenhum aviso após apenas 2 anos.
Como bateria automotiva está uma fortuna resolvi tentar ressuscitar a maldita usando um dessulfatador. Por não ter muita esperança de que ela volte a vida, eu não quis gastar muito tempo e dinheiro construindo algo complexo até que achei um bem simples no site johnsavesenergy.com. Esse carregador é igual aquele que montamos usando lâmpadas incandescentes porém utiliza capacitores bipolares ao invés da lâmpada.
A grande vantagem desse dispositivo é a a economia de energia pois a lâmpada transforma a maior parte da energia em calor.

Esquema de carregador de bateria automotiva
Esquema de carregador de bateria automotiva

A resistência interna do capacitor limita a corrente fornecida para a bateria de acordo com a seguinte equação:

Cálculo da resistência interna do capacitor

onde:
f = frequência da rede = 60 hz
C = capacitância em Farads

Assim sendo para o exemplo que eu montei, com 3 capacitores de 10uF em paralelo(total de 30uF) teríamos uma resistência de aproximadamente 88,42Ω. Considerando a tensão de aproximadamente 127 volts teríamos uma corrente de saída de aproximadamente 1,4A (na prática medi 1.1A). IMPORTANTE: OS CAPACITORES DEVEM SER DO TIPO BIPOLAR!

Material:
1 capacitor bipolar de 30uF (usei 3x 10uF)
1 ponte retificadora (usei 4 diodos de 3A ligados em ponte)

About

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *