About

View all posts by

22 thoughts on “Gravador serial de PIC – ICSP

  1. Os pinos vão para o pic, é só olhar no datasheet.
    Em breve irei montar um zif para usar com esse gravador.

  2. Sem problemas. É para isso mesmo que estou aqui. Eu esqueci de colocar essa informação né! Vou tentar atualizar o mais breve possível. 1. MCRL, 2. VDD, 3. GND, 4. PGD, 5. PGC, 6. PGM
    Qualquer dúvida pode ficar a vontade.

  3. Gostaria de saber qual é afunção do jumper no circuito?Quando deixo aberto ou fechado

  4. Algum pics precisam do terra em determinado pino para gravar.
    Deixa aberto para a maioria dos casos.

  5. Caro amigo, gostaria de saber se voce não postou o desenho do circuito errado, pois na placa consta 3 transístores e no circuito há somente dois.

  6. Gostaria de saber qual pic vc já gravou com ele,are qual software vc utilizou e se é possivel vc mandar o arquivo do proteus do gravador para o meu email;

  7. bacana to gostando do seu trabalho mas me corrija se tiver vendo coisa mas na placa e no material se fala de um Q3 2n700 e no esquema nao tem pode me dar explicaçao é compravado a sua funcionalidade

  8. Tudo bem Roberto,

    Esse 2n7000 é uma modificação que fiz para solucionar o problema que ele tinha para regravar pics 12f com oscilador interno + nomclr. Não atualizei o esquema(esqueci).
    Esse mosfet só alimenta o pic depois que ele tiver tensão no mclr assim o pic não começa a rodar o código que evita a gravação.
    Fico feliz que tenha gostado, infelizmente não estou tendo tempo para atualizar o site e brincar de eletrônica. Mas espero um dia ainda conseguir.
    Boa sorte na montagem e qualquer dúvida é só falar.

  9. OK valeu vou montar quando for posivel publica um gravador usb tenho certeza que vai ser bem vindo

  10. já montei no proto bord e nao funcionou só pisca o led e nao reconhece pic tentei 16f628a 16f877a 16 f 872 e nada voce tem certeza que os transistor é 327 e nao 548 meu programa usado é o wim pic no windous

  11. Pode ser usado o BC548(NPN) sem problemas que irá funcionar. Note que no esquema o transistor usado é o BC337(NPN). O BC327 é PNP e portanto não serve.

  12. Desculpe a demora a responder, estou com pouco tempo disponível. Falha no esquema. O projeto foi atualizado para suprir uma deficiência no gravador que não regravava pic 12f com nomclr e oscildador interno ativados. Foi adicionado o 2n7000 para corrigir esse problema. Ele fornece alimentação ao pic apenas quando o mclr atinje a tensão de gravação.

  13. Ola, montei o gravador e to usando o winpic800 vs.3.61 .
    Reconhece p pic apaga mas na hora de gravar diz que ta com erro de escrita ta tentei tudo que eu poderia mas nada, no diz erro de escrita no endereço 0x000000 escrevendo 2804 lendo 0x3ff.
    se poder ta uma ajuda

  14. Os diodos 1N753A e 1N751A podem ser substituidos por outro?Obrigado!

  15. Matheus,
    Tenho andado afastado do blog por isso não respondi antes. Os diodos podem ser substituidos sim.
    1N751A é um diodo Zener 5.1V 0.5W.
    1N753A é um diodo Zener 6.2V 0.5W.

  16. Cleber,
    Tente colocar capacitores com valores 33pF to 47pF nos pinos DATA e CLOCK ligados ao GND.

  17. Amigão, o plug serial q tem nos pcs de hoje em dia, sai 11v, tem algum problema? Sei que para gravar um pic é preciso 13v ai fiquei na duvida!

  18. Infelizmente não sei informar pois faz algum tempo que parei de usar esse tipo de gravador.
    Algumas pessoas usam esse tipo de gravador(JDM) com fonte externa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *